terça-feira, 19 de junho de 2012

E amanhã? Quem vai cuidar do nosso planeta? - SUSTENTABILIDADE


                Foi em clima de festa que os alunos do CIEP Antonio Candeia Filho participaram do fechamento do projeto Sustentabilidade. A expectativa era grande para uma aula que aconteceria de maneira diferente: no pátio da escola, com a presença das famílias e com oportunidade de conhecer uma série de coisas novas para eles.
                Poluição, desmatamento, reciclagem, preservação... O que estas palavras significam para você? Sustentabilidade? Reveja seus conceitos!
Sustentabilidade engloba também conceitos sociais e econômicos. Pequenas ações diárias podem fazer diferença para o ambiente; apagar as luzes, fechar a torneira e reciclar, por exemplo. Mas, para fazer um mundo sustentável, é preciso ultrapassar o limite ambiental e atuar em outras áreas, como na econômica, consumindo conscientemente, e na social, diminuindo as desigualdades, é preciso garantir que os 5 R’s tão falados atualmente realmente representem um prática diária em nossas vidas.
REPENSAR – RECUSAR – REDUZIR – REUTILIZAR - RECICLAR
E foi essa a responsabilidade que o corpo docente do CIEP Antonio Candeia Filho assumiu: Propor atividades que levassem os alunos a vivenciarem essa proposta. Além disso, queríamos garantir que isso tivesse realmente importância em suas vidas. Que houvesse um impacto significativo, a fim de que as mudanças de agir gradativamente fossem acontecendo.
Optamos, então, por dois caminhos: Dialogar com as crianças o impacto ambiental provocado pelo excesso de lixo do nosso planeta e principalmente, como podemos reduzir sua produção.
O tema foi amplamente discutido em sala, questões como consumismo, o que fazer com itens que não queremos mais, quando comprar novos produtos, moda, etc... Em paralelo, falamos sobre nossa alimentação. A grande quantidade de alimentos que são jogados fora todos os dias e poderiam ser usados para nosso consumo.
A experiência das crianças que já trabalham no CEASA foi de grande ajuda. Eles começaram a perceber e questionar para onde vão as frutas e legumes que são jogados fora quando estão impróprios para venda.

Para fechar este projeto, montamos um grande bazar na escola com produtos que não nos servem mais. Neste espaço foi possível trocar aquilo que as crianças não queriam mais por outros itens. Ali as crianças viram, na prática, como é fácil e importante reduzir o consumo desnecessário e reutilizar tudo que temos antes de descartar, evitando assim o aumento dos aterros sanitários. Um protesto a estratégia utilizada pelo mercado e indústria, quando produzem produtos diferentes em curto espaço de tempo, garantindo a compra de novos pela insatisfação. Nossos alunos pensam antes de adquirir um item novo para seu consumo! Dizemos não a Obsolescência programada!

 



No bazar também foram oferecidos diversos tipos de alimentos feitos com cascas, talos e sementes. Os produtos eram negociados por valores irrisórios apenas para garantir a organização do evento, e também para evitar o desperdício. Foi gratificante ver a surpresa das crianças ao saberem que aqueles quitutes eram feitos a partir de ingredientes que geralmente vão para lixeira.






E para garantir o aprendizado, nada melhor do que trazer as famílias também para escola. Todos participaram com bastante entusiasmo, provaram de tudo um pouco, adquiriram peças no bazar, fizeram suas doações, receberam diversas orientações acerca dos quitutes e como prepara-los, além de levarem para casa as receitas de tudo que estava sendo servido.



Doce de casca de laranja, geléia de casca de banana, bolo de casca de abóbora, etc... Foi gratificante perceber a admiração das crianças e das famílias, dizendo que aproveitariam as receitas para diversificar o cardápio em casa e convencer as crianças a consumirem mais legumes e verduras.





Em consequência, garantimos a participação das famílias na escola, vendo de perto as produções de seus filhos  e ouvindo o que elas aprendem em sala de aula. Isso é importante para todos: aluno, família e escola.


Contamos também com a oficina de artesanato, onde foram feitas peças de jornal como anéis, tapetes e cestos.


As crianças se divertiram em uma trilha ecológica, feita de sucatas.

O corpo docente do CIEP Candeia apoia a educação para um mundo melhor, porém enxerga muito além disso,  estimula crianças a pensarem em suas REAIS responsabilidades para com o planeta, nosso desafio é lutar por um planeta sustentável, baseado nos princípios de:
SOLIDARIEDADE, LIBERDADE, IGUALDADE, DIGNIDADE E JUSTIÇA SOCIAL
E para isso, não basta plantar uma muda de árvore, a mudança deve partir do processo educacional, a fim de garantir a luta constante em prol do planeta. Cidadãos conscientes que estarão atentos ao prejuízo ambiental causado pelo homem, pelas indústrias e grandes empresas.
O evento superou nossas expectativas, já constatamos isso através dos relatos dos alunos que só elogiaram a aula diferente, e aguardam ansiosamente a Festa Nordestina, que está por vir.





2 comentários:

  1. O evento sobre sustentabilidade, no ciep candeia, foi especialmente importante, pois conseguiu unir professores e alunos em prol de um objetivo. Adultos e criancas formaram uma verdadeira equipe. E com muita uniao, amor e imformacao foi desenvolvido um evento unico com alimentos feitos de cascas de frutas, sobras e talos de vegetais, dentre outros. Parabens a todos!

    ResponderExcluir
  2. Foi uma grande idéia... Que deu muito certo... Isso prova que o Candeia tem muito a mostrar... Parabéns Professoras!

    ResponderExcluir