quinta-feira, 28 de junho de 2012

Festa Nordestina - Organização


FESTA NORDESTINA - 2012

"Vou invadir o CANDEIA, seu Cabra da Peste
Sou NORDESTE.
Com forró e Xaxado, o filho do Chão rachado.
Vem comigo e vê se não arreia.


EU conheci o Nordeste, sou CABRA DA PESTE
SOU Candeia.
COM FORRÓ E XAXADO, O FILHO DO CHÃO RACHADO
VEM comigo e vê se não bambeia."



            Nossos alunos aguardam ansiosos...
            Já conheceram as tradições populares do Nordeste e um pouco de sua história,
os ensaios estão cada vez mais animados... Só falta a sua presença na nossa festa.
            Com verso e prosa, conheceram a literatura de cordel e como de como ela trata de maneira rica a realidade do nosso povo Nordestino.
            Durante os ensaios apresentamos ritmos e passos diferentes, vídeos, documentários e a história de cada gênero musical.
O segundo ano viu e gostou do documentário “quebra coco, faz a vida”, onde foi discutida a vida das quebradeiras de coco de babaçu, em São Luiz do Maranhão. Realizamos diversas interferências durante o vídeo, traduzindo os fatos para o entendimento deles, o resultado foi positivo. Como o filme trata da vida de pessoas que conseguiram sair da semiescravidão para um trabalho digno, criando uma cooperativa e conhecendo as leis que as defendiam, foi possível debater com a turma uma série de conceitos: A realidade do trabalhador rural, a importância da leitura e da escrita para a apropriação de seus direitos, a luta pelos direitos do povo conquistada a partir da aquisição do conhecimento, uma revisão do que foi a escravidão no Brasil, das lutas pelo seu fim, o conhecimento de uma dança criada pelo povo e que hoje será retratada pela turma para homenagear essa gente. 

Para quem ficou curioso, basta assistir: Quebra coco, faz a vida.

"É uma história de realizações de mulheres pobres descendentes de escravos e se passa no Maranhão. Elas se organizaram e, da semi-escravidão, passaram à independência econômica. O documentário "Quebra Coco, Faz a Vida" dá voz a essas mulheres, que contam como venceram as dificuldades para dominar todo o processo produtivo do babaçu, inclusive sua comercialização e exportação. 
"Quebra Coco, Faz a Vida" tem 29 minutos de duração e é uma produção conjunta da TV Câmara e da Fundação Banco do Brasil."



http://www.youtube.com/watch?v=ojuieTCJmxc



E com toda essa expectativa, você não pode ficar de fora:












Nenhum comentário:

Postar um comentário